domingo, 20 de dezembro de 2015

Sete dicas para ir bem no CEDERJ

O consórcio Cederj é uma parceria das universidades públicas UFRJ, UFF, UENF, UFRRJ, UERJ e UNIRIO. Ele oferece um ensino semipresencial, onde é possível ter maior flexibilidade de horários de estudo, e ainda oferece um excelente material de estudo.

Apesar de agora ser da Computação, cursava Biofísica na UFRJ em modo presencial, lembro até hoje quando tinha prova de BioCell e muitos alunos corriam atras das apostilas do Cederj para estudar e os próprios professores as indicavam. Hoje curso Sistemas de Computação no Cederj e não troco por nada, o material é excelente, meu rendimento está muito melhor, nesta modalidade ainda é possível conciliar estudo com trabalho. Também é muito importante você ter certeza que está estudando numa área que você tem mais afinidade, para depois não se arrepender. Então vamos lá, vou dar algumas dicas para quem está neste mesmo barco:

1- Se estiver muito cansado ou estressado de ficar estudando na mesma posição e tiver uma cama ou sofá perto, você tem a opção de deitar e assistir uma video aula pela internet, ao até mesmo, utilizar um cabo HDMI para HDMI ou VGA para HDMI e ligar seu computador ou notebook a TV para assistir uma video aula de forma confortável ou até mesmo fazer a leitura de um livro comum ou digital ou analisar provas anteriores. (Teoricamente isso não seria muito possível para um aluno de uma presencial, rs)

2- Cuidado com as distrações, a tecnologia veio para somar, mas se não soubermos utilizá-la, ela irá nos distrair, roubando nossa atenção, fazendo com que o tempo passe e não percebamos. Então, separe o tempo, tempo de estudar, tempo de trabalhar, tempo de se divertir. Como escreveu Salmoão:

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”
Eclesiastes 3:1

3- Começou o período? Nada de deixar pra estudar dias depois, ou quando estiver perto das provas. Comece a estudar na primeira semana de aula e leve a sério. Procure manter uma constância, estude todos os dias, nem que seja por pouco tempo. Tente manter o ritmo do cronograma das aulas de cada matéria.

4- Conforme for estudando e assistindo as aulas, vai tentando resolver as questões das ADs: se deixar tudo pro final, pode não sobrar tempo para terminar e você ficar estressado. E não pense em copiar ADs de outra pessoa para entregar, porque além de ser errado, antiético, imoral, você estará enganando a si mesmo, muitos professores tiram pontos de ADs iguais e quem dá a cola perde ponto também, quem cola ainda prejudica a pessoa que a deu. Você pode até tirar dúvida com outro colega de classe, pedir ajuda ao tutor online da plataforma ou ao tutor presencial onde tiver maior dificuldade, qualquer vencedor precisa de ajuda e precisa aprender! rs

5- Foco é muito importante: uma vez li num livro que “Seu foco define seus sentimentos“. Evite ao máximo que problemas externos comprometam seu estudo. Tenha foco nos estudos mas nunca esqueça também das pessoas que te apoiam, da família e etc. Saiba definir e separa bem o momento certo para cada coisa, e a prioridade.

6- Organização é um diferencial, mantenha seu material de estudo organizado, separe por matéria, você pode usar cadernos, pastas, e etc. Com um tempo a organização pode se desorganizar, organize novamente de tempo em tempo, tente.

7- Procure fazer tudo com excelência: estude uma área que você gosta e não pelo dinheiro que irá receber ou se é moda, porque você será recompensado pelo que faz bem. E é importante você ser feliz no que faz. Assim, seu trabalho virará seu parque de diversões e desafios. Isso é importante.

Acredite nos seus sonhos mas não esqueça daquele que nos dá oportunidade de alcançá-los, a Bíblia é o manual de instruções do criador pra alcançar vitórias, nela aprendemos que buscar o reino de Deus é mais importante do que apenas conquistar aqui na terra. Mas com uma vida que reflita um coração preenchido pela presença do eterno, podemos refletir de forma mais intensa muito mais do que apenas os talentos que Deus nos confiou mas, com um caráter lapidado, refletirmos a imagem do Senhor e o seu amor! Assim quando seus sonhos forem conquistados ficarão ainda mais belos em você.

Deus tem planos especiais para sua vida.

Se é seu sonho, se é seu objetivo. Não desista, que Deus o abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário